RECEPÇÃO

Nossa proposta é fornecer ferramentas motivacionais para revitalização pessoal através de melhoria na qualidade de vida, para a realização dos objetivos pessoais, familiares, profissionais, revendo hábitos, conceitos, valores, transformando-os em potencialidade para novas e melhores conquistas!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

STRESS TECNOLOGICO

" Você precisa gerenciar a si mesmo antes de liderar outros!" Zig Ziglar

Há um texto na Bíblia Mensagem que diz o seguinte: " Não se ajustem demais à sua cultura a ponto de não poderem pensar mais!" Rm 12:1b

Não somos os únicos a ter passado por esta situação, o outro dia ficamos sem internet e por horas perdemos o contato com amigos, negócios, resoluções, família. Tudo parecia um caos  e só conseguíamos receber mensagens, fazer atualizações e mandar -emails quando estávamos em outro lugar.

Nesse período conversávamos com alguns amigos e todo comentavam como é que no passado vivíamos sem essa tecnologia e tudo funcionava e a vida seguia seu curso normalmente . Usávamos mais o telefone para manter contato com os outros, na época do Natal enviávamos cartões pelo correio e também os recebíamos. Me recordo da minha porta de casa ficar repleta de cartões  com lindas mensagens!

Eu aprecio a Tecnologia e acesso todos os aplicativos úteis para facilitar a comunicação, trabalho e as resoluções do dia a dia empresarial, familiar e pessoal também!

Assim como tem sua validade, tem também seus problemas, quando descontroladamente usados eles nos roubam o tempo, convivências pessoais e pela falta de auto controle passamos a ficar respondendo mensagens e pessoas a todo instante porque nos sentimos na obrigação de responder de pronto para que não pensem que não os consideramos importantes!

Já prestou atenção, é gente fazendo refeições, estudando com celular ligado, recebendo, enviando mensagens, andando nas ruas falando e escrevendo sem prestar atenção no trânsito, mortes e acidentes pelo descuido de olhar no celular e perder o foco da estrada.

Quantos celulares, quantos controles remotos, quantos tablets, quantas TVs, sons nos cercam o tempo todo? Chegamos em casa ligamos a TV, entramos no carro e ligamos o som...Porquê será que não conseguimos conviver com o silêncio? Estou escrevendo e o celular avisa que estão chegando mensagens e daí ( continuo ou paro a fim de responder)?

É tanta mensagem que o " mundo está cheio de gente que chega sem nunca ter saído e sai sem nunca ter chegado!"

Nem sempre o silêncio é proveitoso, mas eu mesma aprecio o silêncio, pois nele consigo me concentrar( coisas de quem gosta de escrever)...
No silêncio ouço Deus falar, consigo ler, pensar, me organizar, reavaliar, direcionar meu foco, me "desestresso", se é que existe esta palavra...

O que faço no meu silêncio: posso caminhar e olhar à minha volta, curtir pássaros( e como gosto deles) , curtir a natureza, o belo e como isso alivia nossa mente de tanta informação...

No silêncio até mesmo nossa sensibilidade  pode ficar mais aguçada e não fragilizada no meio de tantas notícias ruins ...

Torno a frisar que aprecio a Tecnologia, mas que sejamos moderados, porque somos nós que dominamos e não elas, que saibamos fazer bom uso do nosso tempo construindo bons relacionamentos firmes, pessoais e autênticos!

No ano que passou, uma propaganda em especial me chamou a atenção: " O Tempo" - do Banco Itaú- " O tempo passa, mas lembre-se dos momentos que ficam, pois são eles que vão contar sua história!"

Eni Devidé




quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O MANUAL DO NUNCA

                                              O MANUAL DO NUNCA
                                                                    
                                                  


" Projeto é uma série de atividades que vão dar vida prática a uma boa idéia.
Novos projetos são oxigênio de uma empresa, porque impedem que a empresa continue a fazer sempre a mesma coisa e acabe perdendo o fôlego e se tornando obsoleta,
Trabalhei em uma empresa que tinha muitos projetos, o que era bom. Nas a maioria deles não dava resultados práticos , o que era ruim. Um dia, cansados de tanto errar, decidimos parar e conversar. Logo descobrimos onde estava o problema. Sempre fazíamos um monte de mudanças  no meio dos projetos , porque as pessoas envolvidas neles trocavam de opinião de repente, ou se omitiam, ou pareciam mais interessadas em discutir com os outros membros da equipe.

Nosso problema não era técnico, mas de liderança. Resolvemos a questão nomeando um líder para cada projeto, com poderes quase ditatoriais sobre a equipe. E criamos para o líder uma série de sete regrinhas que chamamos de " manual do nunca". Os projetos , daí em diante , começaram a dar certo. 

As sete regras do "manual do nunca" eram as seguintes:

01. Nunca peça exatamente a mesma coisa a duas pessoas. Por mais claro que você seja, cada uma vai entender de seu jeito.

02. Nunca pense que uma pessoa que estudou mais que a outra saiba mais que a outra.

03. Nunca dê uma tarefa urgentíssima a um funcionário que tenha tempo livre. Dê a um que esteja superocupado,

04. Nunca imagine que um problema já atingiu seu ponto máximo. Tudo sempre pode piorar.

05. Nunca aposte na opinião de quem não pode tomar decisão.

06. Nunca delegue coisas que depois você terá que explicar sozinho.

07. Nunca tente convencer se você pode mandar.    "


FONTE: " Clássicos do Mundo Corporativo" Editora Globo- Max Gehringer

quinta-feira, 17 de julho de 2014

E AGORA , JOSÉ?

E AGORA JOSÉ?

Certamente todos nos lembramos da poesia de Carlos Drummond de Andrade:
" E agora, José?
a festa acabou, 
a luz apagou,
o povo sumiu, 
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
 que ama, protesta?
E agora, José?"

Pensando já ontém, acordei hoje mais do que decidida a acertar meus escritos!
E agora, José? Me chegou à mente...E agora, José? Traz a frase aquele conotação, o que vamos fazer daqui prá frente, o que vai ser agora? Tal questionamento me reporta mais do que nunca ao ritmo pós Copa. 

Tanta gente sonhou, comemorou antecipadamente, "salto alto" nas expectativas, nas pretensões: vamos ser Hexa Campeões! Mas olha só a ironia do destino, ou por incompetência, não fomos!!! A frustração da derrota nos deixou um gosto amargo no estômago, um senso de vazio, saudades dos bons tempos do futebol Penta Campeão... Mas pensando bem se tivessemos ganho, iríamos ficar muito na frente de todas as seleções do mundo, ai a soberba seria geral e isso não é bom... Não é bom pensar em termos de que tudo está bem, nada precisa ser mudado...Acomodação traz estagnação! A perda vai fazer todo mundo repensar e reagir para melhorar!

Mas isso já é passado, brincando ou não, "quem vive de passado é museu", para nós não...Nada como a música do Lulu Santos para comunicar estes lampejos da vida:
" Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em ondas como o mar, num vai e vem infinito...Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo..tudo muda o tempo todo no mundo..não adiante fugir, nem mentir prá si mesmo agora, há tanta vida lá fora, aqui dentro sempre, como uma onda no mar..."

E agora, José? É a vida continua e como uma onda no mar, num vai e vem sem cessar..A vida da gente não pára por causa de derrota alguma, somente se cedermos lugar ao pessimismo, derrotismo, conformismo, e tantos outros "ismos" que nos querem puxar para baixo em lugar de nos elevar para maiores e melhores horizontes.
O questionamento ou desabafo de Drummond nos  leva à reflexão de que realmente a festa acabou,a luz apagou, o povo sumiu, mas a vida continua com ou sem holofotes!

O que vamos fazer , e agora, José?
José que somos todos nós, com nossas carências, nossos anseios e expectativas" esperançosas" de que " é claro que o sol vai voltar amanhã" e que  " amanhã será um lindo dia da mais pura alegria que se possa imaginar!"

Novo dia depois de tirarmos lições dos erros passados, novo dia para crescer, aprender, planejar, se estruturar se quisermos alcançar nossos novos alvos de vida!

Um amigo da família, Gil Lancaster,uma vez disse: 
_ " O melhor sonho é o que se sonha acordado", melhor ainda quando se sonha juntos!
Contraditório ou não, os sonhos fazem parte da realidade da vida...
Augusto Cury foi quem disse: " Sonhar é preciso.."
Outro alguém que desconheço falou: " Não se vive de sonhos, mas é preciso lutar muito para  que não haja pesadelos!".
" Não viva de sonhos, mas construa o que você chama de realidade!"

O tempo pós Copa das Copas, nos faz por os "pés no chão" e com a "ficha caída" enxergar o mundo real.. Este mundo real que nos envolve  e nos chama a tomarmos atitudes, posicionamento frente a novos desafios, à superação de obstáculos tanto pessoais, quanto coletivos, públicos, familiares, para que haja mudanças em todos os sentidos se quisermos conquistar nossos sonhos para trazê-los ao campo da realidade!

Nada é construído da noite para o dia, tudo tem seu tempo determinado, " há tempo para todo propósito debaixo do sol"( Ecl 3)

" Nunca desista dos seus sonhos, lute por eles, pois as mágoas se vão com os anos e as feridas se curam , mas o tempo não volta!" ( desconheço o autor)

E agora José? A vida continua e todos os "Josés" e todas as "Marias " tem que seguir em frente porque o "novo" só nasce no solo do "buscar- planejar- aperfeiçoar- executar!"  Não basta sonhar, é preciso acreditar e agir.
Friedrich Engeles disse certa vez nos seus escritos: " Vale mais uma grama de ação do que uma tonelada de teoria!"

Então de cabeça erguida, talentos de sobra,  mãos no trabalho, foco no alvo, vamos prosseguir para a excelência em tudo, não só no futebol, RUMO AO NOVO E MELHOR!

ENI DEVIDÉ

terça-feira, 13 de maio de 2014

EMOÇÕES MAPEADAS

s


Emoções mapeadas

Estudo mostra quais regiões do corpo são 'ativadas' por sentimentos como raiva e felicidade e conclui que sensações têm caráter universal
MONIQUE OLIVEIRA DE SÃO PAULO
Aperto no peito, frio na barriga, cabeça quente. Quem nunca usou essas expressões para traduzir uma emoção?
A sabedoria popular já sabe que emoções causam alterações físicas. Os cientistas também: a rigor, emoção é o estímulo que afeta o sistema límbico [região do cérebro que a processa] e é capaz de mudar o sistema periférico.
Faltava saber exatamente onde essas mudanças físicas ocorrem, o que pode ajudar a melhor definir as emoções e entender os transtornos afetados por elas.
No intuito de responder a essa questão, cientistas da Universidade de Aalto em parceria com a Universidade de Turku, ambas na Finlândia, pediram a 700 voluntários que indicassem quais áreas do corpo sofriam alterações quando sentiam uma determinada emoção.
Para incitar cada estado emocional, foram usadas palavras, músicas e filmes. As alterações sentidas podiam ser de qualquer ordem --dor e calor, por exemplo.
Com os dados, um software montou um único circuito para cada emoção --raiva, medo, desgosto, felicidade, tristeza e surpresa (chamadas de básicas) e ansiedade, amor, depressão, desprezo e orgulho (tidas como correlatas).
"Tanto o computador como outras pessoas reconheceram as emoções descritas, o que denota o seu aspecto universal", disse à Folha Riita Hari, professora da Universidade Aalto e uma das autoras do estudo, publicado na revista da Academia de Ciências dos EUA, "PNAS".
Assim, emoções ligadas à excitação, como raiva e felicidade, foram associadas com ativações e calor dos membros superiores.
Já as emoções que indicam estado depressivo ou de tristeza foram relacionadas a menor atividade nos membros inferiores, como adormecimento das pernas e pés.
Sensações no sistema digestório e ao redor da garganta foram relacionadas a desgosto. Felicidade foi a única emoção associada com calor e ativações no corpo inteiro.
O estudo pode ajudar a identificar emoções nem sempre distinguíveis, como tristeza e desgosto.
"As emoções têm vias autônomas só interpretadas depois", explica Aílton Amélio, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. "Saber quais são elas promove o entendimento de processos emocionais e é um recurso terapêutico."
Doenças caracterizadas por desordens emocionais como depressão e transtorno bipolar também podem se beneficiar dos achados. "É uma ferramenta diagnóstica", afirma Riita Hari. "Os mapas podem estar alterados nesses pacientes."
Estudos de neuroimagem já mostraram que esses indivíduos, quando estimulados por emoções negativas, exibem maior atividade cerebral. Essa dinâmica é inversa à obtida em pessoas saudáveis.
"Mas é preciso ter cuidado para não limitar tudo em uma caixa", afirma a psiquiatra Alexandrina Meleiro.
José Bombana, psiquiatra e professor da Universidade Federal de São Paulo, lembra ainda que diferenças culturais precisam ser consideradas.
As emoções também provocam alterações hormonais, como o aumento do cortisol, hormônio associado ao estresse. "Quando prolongadas, são responsáveis por outras doenças, como transtornos mentais e diabetes", explica Alexandrina.
Emoções podem ainda mudar a expressão de genes. Estudo da Universidade da Califórnia, publicado na "PNAS" em fevereiro, mostrou que pessoas felizes apresentam menos genes da inflamação que depressivos, o que os protege contra doenças.

]
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CORAGEM

" A Coragem é apropriadamente considerada a mais importante das virtudes, pois dela dependem todas as demais..." Winston Churchill
Coragem é essencial: em combinação com a integridade , a coragem é a qualidade mais importante para o indivíduo ser feliz e autoconfiante. Se , por um lado, a integridade significa ser honesto consigo mesmo, então, a coragem representa a força de espírito necessária para seguir seu coração aonde quer que ele o leve. 
Coragem é a capacidade  de deixar de lado todas as demais considerações, a fim de permanecer fiel ao melhor do que existe em você.
Já sabemos que o Medo é o maior inimigo da autoconfiança e da autorrealização. Não é que as pessoas não saibam o que fazer, o problema é que, em geral, elas tem medo de fazer o que o seu coração,  lhes diz. No entanto, quando você constrói sua coragem, ato por ato, você gradualmente supera seus medos. Com coragem todo o seu mundo se abre diante de você, sua autoconfiança se eleva. Você chega ao ponto em que já não existem quaisquer limitações entre o que você vai tentar e aquilo com o que você vai se comprometer!" 
BRYAN TRACY " O ciclo do Sucesso" -p.113

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O VALOR DO ENCORAJAMENTO!




O VALOR DO ENCORAJAMENTO



" Certa vez, uma matilha de lobos estava viajando pela floresta, quando dois deles caíram num buraco. 

Assustado o grupo rodeou o buraco e, quando percebeu quão profundo ele era, gritaram que os dois podiam considerar-se mortos.

Os dois ignoraram o aviso e tentaram com toda a força e vontade pular para cima e sair daquilo que mais parecia um precipício. 

A matilha continuou gritando que não adiantava tentar sair porque o buraco era muito fundo e eles estavam perdidos, podiam economizar suas forças e considerarem-se mortos. 

Depois de algumas tentativas, um dos lobos prestou ouvidos ao aviso de que já estava perdido e desistiu, deitou-se e morreu.

O outro lobo continuou tentando sair, colocando em cada pulo toda a sua força. 

Mais uma vez o grupo gritou aconselhando a parar de tentar que isto só levava à frustração e sofrimento, que era melhor desistir e morrer logo. 

Enquanto a matilha gritava o lobo no fundo do buraco pulava cada vez com mais força e vontade até que conseguiu cair fora do buraco. 

Quando isto aconteceu os outros lobos o rodearam perguntando: “Você não nos ouviu”? 

O lobo explicou que era surdo. Durante todo tempo, ele acreditara que o grupo o estava encorajando.

Esta história ensina o seguinte:


Existe poder de vida e morte no que se diz. Dizer palavras de encorajamento para alguém que está passando um momento difícil pode dar a energia e a ajuda que o outro precisa para completar uma tarefa.

Uma palavra destrutiva dita a alguém no momento errado, pode empurrar o outro ainda mais para o fundo do abismo. 

Tenha cuidado com o que diz, tente sempre usar uma linguagem positiva com aqueles que cruzam seu caminho. Qualquer um pode dizer coisas que roubam a energia que o outro precisa para atravessar tempos difíceis.

O encorajamento não é uma ferramenta útil somente para executivos e gerentes, serve para todos, pai, colega, filha, chefe, todos nós precisamos ouvir de vez em quando "Tenta que você vai chegar lá".

Especiais são as pessoas que gastam seu próprio tempo para encorajar quem precisa
! "

DESCONHEÇO O AUTOR 


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MEDIDAS IMPENSADAS!

Uma reflexão sobre tomar decisões impensadas para reduzir custos:

"Era uma vez um rei que recebeu um falcão maravilhoso de presente. Fascinado com o anima, levava-o a toda parte e o ostentava com galhardia. O falcão era servido por 10 criados e reverenciado por toda a corte , mas apesar das excessivas mordomias , a ave decidiu renunciar a tudo em prol da liberdade e um dia alçou voo para bem longe.
Sofregamente, conquistou o espaço , mas logo se sentou exausto. Sobrevoando uma pequena cidade, procurou um canto para descansar. Desceu no quintal de um amável velhinha, que criava um pombal. Não teve problemas em negociar com os pombos, sua permanência ali, mas quando a velhinha descobriu o falcão, exclamou:
_ Coitadinho, o que fizeram com você? Que garras contorcidas, que bico torto, que asas enormes!
Com a tesoura, pôs-se a consertá-lo: aparou suas garras, diminuiu-lhe o bico, corou suas asas.
_ Agora sim, você está parecendo um pombo- disse com orgulho!
No intuito de reduzir custos, as empresas às vezes adotam medidas impensadas, alterando e reestruturando departamentos e setores para que trabalhem "mais leves" .
Isso  perigoso e precisa ser feito com muita consciência e depois de muito analisar as consequências, caso contrário, pode estar transformando falcões em caricaturas de pombos!"
Autoria: A.Rangel 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

13 DICAS PARA MELHORIA TRABALHO


"É MUITO MELHOR COLOCAR UMA PEQUENA IDEIA EM PRÁTICA QUE UMA GRANDE IDEIA ARQUIVADA!"


Organize-se
Abaixo você confere 13 dicas simples que podem fazer a diferença no seu dia de trabalho, diminuir o estresse e deixar o ambiente ainda melhor .
1-      Comece cedo.
2-      Limite o tempo de cada tarefa.
3-      Faça uma lista pequena do que precisa fazer, priorizando as atividades do dia.
4-      Esqueça as distrações enquanto não terminar uma tarefa.
5-      Escreva e-mails mais curtos.
6-      Limite a quantidade de conversas e reuniões.
7-      Automatize o que puder. Agenda no computador integrada ao celular, por exemplo.
8-      Elimine a papelada. Tudo o que puder ter online, é melhor.
9-      Limpe a sua mesa deixando só o essencial.
10-   Dê uma voltinha quando ficar estressado (e depois de finalizar uma tarefa).
11-   A cada 15 ou 20 minutos, faça pausas para respirar.
12-   Não perca o foco.
13-   Tenha um bloco de notas sempre ao seu lado para anotar coisas que poderiam te dispersar, para você pensar depois.

" É MELHOR PREPARAR-SE DO QUE CONSERTAR!" John C.Maxwell

DESCONHEÇO O AUTOR DO ARTIGO


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ANDE O " QUILÔMETRO EXTRA"

" Há pessoas que vivem se economizando. Fazem apenas e  tão somente a tarefa que lhes foi dada e pronto. Não se comprometem nem um pouco além da sua súmula básica de atribuições  e do que foi estritamente estipulado no contrato. Não andam nem um quilômetro extra e por isso, não tem sucesso, não vencem na vida. 
Andar o quilômetro extra, acredite, é o grande segredo dos vencedores. E isso é fácil de compreender. São poucas pessoas que andam esse quilômetro extra, e é justamente nele que a estrada é mais vazia. Sendo mais vazia, com menos tráfego, essas pessoas podem correr mais, desenvolver uma velocidade maior e portanto chegar sempre na frente, sempre primeiro ao sucesso. Pessoas que não andam o quilômetro extra, vivem no trânsito congestionado, onde estão todos os comuns, os medíocres. Vivem, portanto dando trombadas nas outras pessoas e podem mesmo ficar paradas nesse congestionamento, chegando sempre tarde, sempre atrasadas. E como tal, invariavelmente são nervosas, facilmente irritáveis, com baixa criatividade e nenhum poder de inovação.
Você não é do tipo que vive no congestionamento da pessoas comuns, que se economizam e não andam o quilômetro extra?
Lembre-se: no mundo corporativo e dinâmico em que vivemos, a velocidade é essencial. E só poderemos imprimir velocidade à nossa vida quando a estrada é segura, livre e sem congestionamento que n os fazem perder tempo. Ande o "quilômetro extra"! Vá além! " 
Luis Marins

quarta-feira, 16 de maio de 2012

LIÇÕES DE VIDA


" A seguir , estão algumas lições de vida relatadas por uma executiva bem sucedida:
_ Eu aprendi que eu não posso exigir a amizade de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça o resto. 
Também aprendi que não importa o quanto certas coisas são valiosas para mim: sempre haverá pessoas que não darão a mínima e jamais conseguirei convencê-las . A vida me ensinou que posso passar anos construindo uma verdade  e  destruí-la em apenas alguns segundos. Outra lição de qualidade de vida é que posso usar meu charme  por apenas quinze minutos ; depois disso, preciso saber do que estou falando . 
Eu posso  fazer algo em um minuto e ter de responder por isso o resto da vida. E também compreendi que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser e, por isso, devo ter paciência.
Aprendi , ainda, uma coisa importante: que perdoar exige muita prática e que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que ia tentar piorar minha vida; que eu posso ficar furiosa, tenho o direito de me irritar , mas não tenho o direito de ser cruel e de ser rude com as pessoas."
Autor Desconhecido  

quinta-feira, 8 de março de 2012

DEIXE-SE CONTAMINAR PELO VÍRUS DA EXCELÊNCIA

" Um grande lider, ao terminar a visita a uma empresa pediu para reunir os funcionários e disse-lhes:parabéns ! Vocês foram contaminados pelo vírus da excelência!
Tudo nessa empresa era bem feito.quase perfeito! Os produtos eram de impecável qualidade . A limpeza era primorosa. As pessoas sabiam o que fazer e faziam bem.
Os relatos dos clientes eram carregados de elogios. A empresa tinha sido contaminada pelo vírus da excelência!
De fato, é impressionante como há empresas e pessoas que parecem ter sido contaminadas pelo vírus da excelência. em tudo o que fazem, buscam a perfeição. com comprometimento, atenção aos detalhes e feedback imediato.
A palavra excelência origina-se do latim excellere e significa "além, acima". Uma pessoa ou produto ou serviço excelente é ou está acima e além dos limites comuns. E o vírus da excelência é benigno. Ele atrai ao invés de repelir, ele soma e multiplica ao invés de subtrair e dividir.
Há pessoas e empresas que nos deixam a impressão de terem sido contaminadas pelo vírus da excelência e que nos passam total segurança. Aquela marca de automóvel, aquele médico, aquele dentista, aquele professor, aquele militar, aquele advogado, aquele restaurante- tudo o que fazem é com sentimento de perfeição. A verdade é que pessoas contaminadas por esse vírus contaminam outras.. E, rapidamente , o vírus se espalha, fazendo com que toda a empresa ou organização em que trabalham  fique  contaminada de modo que a excelência passa a tomar conta de tudo e de todos, trazendo como consequência um incrível sucesso.
Procure prestar atenção em empresas, marcas, pessoas que foram contaminadas pelo vírus da excelência . Você as conhece? E acredite: o vírus da excelência é o único vírus que, em vez de nos prejudicar ou matar, salva e fortifica. Deixe-se contaminar! Pense nisso. Sucesso!" LUIZ MARINS


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BUSINESS COACHING : ATTIVOS MAGISTRAIS

EQUIPE VENDAS : ATTIVOS MAGISTRAIS/ PHARMACOPÉIA
EMPRESÁRIOS: FERNANDO LUNA / DRA. SILVANA/ CASSINO
BUSINESS COACH

TORNE-SE MAIOR!

" A VIDA É 10% COMO A VIVEMOS E 90% COMO A ESCOLHEMOS!"

" Alguns funcionários não se sentem preparados quando recebem uma promoção. Vão deixar de ser subordinados e transformar-se em supervisores e gerentes, e aí vem o medo de assumir novas responsabilidades. Não devemos ter medo de progredir . O curso normal da natureza é a transformação.
Dizem que antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada que percorreu, para os cumes, as montanhas, para o longo caminho sinuoso que trilhou através de florestas e povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira. Um rio não pode voltar. Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível para um carreira bem  sucedida. Você pode apenas seguir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano .Somente quando entra no oceano é que o medo , porque então o rio saberá que não se trata de desaparecer , mas de tornar-se oceano. Por um lado, é desaparecimento; por outro, é renascimento.
Assim é com aqueles que são promovidos  na empresa. Você pode ir em frente e se arriscar. 
Coragem, torne-se oceano, TORNE-SE MAIOR!" 
ALEXANDRE RANGEL: O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SÍNDROME DA VELHICE

                                                                    APRENDA SEMPRE!
" Outro dia estávamos conversando sobre o que é velhice, e a melhor definição foi dada por um amigo que disse: " SINDROME DA VELHICE" é quando as pessoas acreditam que é tarde para aprender.
É preciso , dizia ele, infundir nas pessoas a " SINDROME DA JUVENTUDE" , ou seja, a idéia de que nunca é tarde para aprender!
De fato, uma das características mais interessantes da juventude é a curiosidade , o desejo de aprender, de saber, de questionar, de cismar. Quando a pessoa, independentemente da idade que tenha, desiste de aprender,  de questionar, de perguntar, de insistir, é porque realmente chegou à velhice mental, que é muito pior que a velhice cronológica. Afinal, conheço "jovens" de oitenta anos que estão cada dia mais curiosos, mais questionadores, enfim , mais vivos do que nunca.
Às vezes realmente sentimos certa " preguiça mental" , achamos mesmo que o que tínhamos de aprender, já aprendemos e pronto. Falamos até que " burro velho não aprende caminho novo" e ficamos acomodados, preguiçosos, parados. Cuidado! A "Síndrome da Velhice" pode ter atacado você!
Analise suas condutas e veja se você tem a atitude sã e jovem de aprender sempre. Repare se você  ainda tem o pique de aprender , questionar, cismar, discordar, concordar, discutir ou se já desistiu , parou e agora está apenas esperando "dormir" de vez. Acorde! 
NUNCA É TARDE PARA APRENDER!"
autoria: Luiz Marins
                                                         

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SUCESSO ANTES DE TRABALHO?

" SUCESSO ANTES DE TRABALHO SÓ NO DICIONÁRIO!"

" Fico impressionado com pessoas, a maioria jovens recém formados, que apenas estão começando no mundo do trabalho e que querem ter " sucesso já" !
Querem conseguir imeediatamente sucesso material e prestígio. Querem ser reconhecidos como profissionais competentes mesmo antes de terem tempo de mostrar sua competência. Mal começaram a trabalhar e já querem ser promovidos aos níveis gerenciais.
O mundo acelerado em que vivemos tem feito as pessoas perderem a noção de que " sucesso antes de trabalho só no dicionário!"
Que ninguém se iluda. A não ser que você ganhe na loteria ou que alguma coisa muito excepcional aconteça na sua vida, para ter sucesso, é preciso muito trabalho, muita dedicação, muito emprenho, muito suor, enfim muita luta!
Por favor, não acredite em vencer sem se esforçar, sem construir, tijolo por tijolo, dia após dia o edifício do seu sucesso. E, se por acaso você colocar um tijolo errado nessa construção , terá que demolir aquela parte e reconstruí-la. Não adianta ter pressa e fazer as coisas malfeitas. Você pode enganar muita gente , mas não enganará a si mesmo! E você sabe que só o trabalho é capaz de fazedr vencer! O resto é ilusão e conversa de gente que não quer ver seu sucesso duradouro!
Assim, antes de pensar em como ganhar mais de maneira imediata, em ter sucesso de forma mirabolante e rápida, pense em como se dedicar mais, ser melhor como pessoa e como profissional.
E lembre-se : construir o sucesso leva tempo. Ninguém obtém sucesso da noite para o dia. Ninguém constroi um sóilido castelo em três meses. O sucesso é feito de comprometimento diário, da perseverança, do foco, da humildade, da crença em sua capacidade de aprender e, principalmente , do seu esforço, vontade, paciência e disposição para começar coisas novas, recomeçar, empreender.
Lembre-se: sucesso antes de trabalho, só no dicionário!
Pense nisso. Sucesso!  "

Autoria: Luiz Marins

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NÃO DESISTA!







" A ERVA CRESCE EM SEMANAS , MAS UM GRANDE  CARVALHO ALCANÇA A MATURIDADE APENAS  DEPOIS DE DÉCADAS!"W.A.BECKHAM( 2A.REFORMA)

" Você deve conhecer o bambu chinês. Essa planta tem uma característica interessante. Depois de plantada a semente, por 4 anos praticamente nada se vê  de seu desenvolvimento, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto à partir do bulbo. Durante 4 anos , o crescimento da planta se dá subterraneamente , numa maciça e fibrosa raiz, que se estende horizontalmente pela terra. Mas então no quinto ano o bambu chinês começa a crescer até atingir 24 metros.
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais a esse bambu chinês. Principalmente as mudanças para a melhoria da qualidade na empresa.
Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento , e às vezes nada se vê por semanas, meses ou mesmo anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo " o quinto ano" chegará e o crescimento e a mudança que vão se processar o deixarão espantado.
O bambu chinês mostra que não podemos desistir fácil das coisas. No trabalho, especialmente em  projetos que envolvem mudanças de comportamento, cultura e sensibilização para novas ações, devemos nos lembrar do bambu chinês, para não desistirmos tão rapidamente diante das muitas dificuldades que costumam vir pela frente." A.R. 

sábado, 9 de julho de 2011

PRIORIZAÇÃO

" Defina prioridades para suas metas . A maioria das vidas bem-sucedidas reside na capacidade de colocar primeiro as primeiras coisas. Na verdade, a razão das principais metas não serem alcançadas é porque passamos nosso tempo fazendo primeiro  as coisas que estão em segundo lugar!" Robert J.McKain

" Outro dia fui solicitado para fazer um exercício que achei muito interessante. É o seguinte:
Durante dois minutos escreva num papel os seus objetivos de vida. Depois de escrevê-los , você tem mais dois minutos para revisar  os objetivos que escreveu. Bom, agora que você já revisou, pense nos seus próximos três anos de vida. O que pretende fazer de importante? Você tem mais dois minutos para concluir esta tarefa. Assim que concluir , você vai imaginar que só tem seis meses de vida. O que você faria de importante nesse tempo?
Faça este exercício e  verifique se o que você escreveu como seus objetivos de vida realmente são acontecimentos importantes . Será que são coisas pelas quais vale a pena tanto sacrifício? 
Eu tive uma surpresa quando fiz o exercício. E para ser franco até me reposicionei em relação a coisas que achava importantes, mas que, após uma reflexão maior , percebi não serem tão importante assim. Estavam longes de ser um objetivo de vida!" 
A.R.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

NÃO ESTRAGUE SEU DIA

" É MUITO DIFÍCIL LIDAR COM PESSOAS QUE NUNCA ESTÃO DE  BEM COM A VIDA. PORTANTO, NÃO DEIXE QUE COISAS INSIGNIFICANTES LHE TIREM O BOM HUMOR. COISAS PEQUENAS, PELAS QUAIS NÃO VALE A PENA SE INCOMODAR!"

" Outro dia, li que numa região do Colorado, nos Estados Unidos, existem ruínas de uma árvore gigantesca. Os naturalistas afirmam que a imensa árvore permaneceu em pé durante 400 anos. Ao longo da vida, foi atingida inúmeras vezes por  raios, trovões, temporais, repetidamente. A árvore resistiu a todas as adversidades, até que um dia um exército de insetos a atacou e a derrubou...
Um gigante da floresta que por séculos sobreviveu a raios e temporais acabou caindo diante de insetos tão minúsculos que um homem poderia esmagar entre os dedos. Que coisa, resistir a tanto e tombar derrotada por insetos insignificantes!
Tome cuidado com as coisas pequenas, pois elas podem acabar destruindo seu dia e também o humor daqueles com os quais você convive, prejudicando muito a qualidade de vida no ambiente , seja  familiar ou profissional!"

quarta-feira, 11 de maio de 2011

AJUSTANDO AS VELAS DO BARCO

" Um sábio caminhava por um grande campo de trigo quando um menino se aproximou:
_ O que devo fazer para saber que caminho devo seguir na vida?
- O quê significa este anel no seu dedo?
_ É uma lembrança do meu avô. Ele me deu este anel pouco antes de morrer.
_ Empreste-me o anel um pouco.
O menino obedeceu e o sábio  atirou o anel no meio do campo de trigo.
_ E agora, perguntou o menino . Terei de parar tudo o que estava fazendo para procurar o anel. Ele é muito importante para mim!
_ Quando você o encontrar lembre-se que você mesmo respondeu sua pergunta!
É assim que se distingue o verdadeiro caminho, ele é  mais importante que tudo!
Quando não valorizamos os caminhos que queremos seguir, ficamos andando sem rumo e culpamos os outros e as circunstâncias de atrapalharem à busca de nossos objetivos. 
Uma empresa não pode caminhar sem ter objetivos claros a serem alcançados, por isso é importante o planejamento estratégico. À despeito de todas as incertezas político-econômicas uma empresa precisa ter suas diretrizes bem estabelecidas.
Lembre-se: você  pode não conseguir mudar a direção do vento, mas pode ajustar  as velas do seu barco!" 
Desconheço o autor

domingo, 17 de abril de 2011

NÃO RECLAME: MUDE O CAMINHO

" Certo dia , um bezerro precisou atravessar uma floresta para voltar a seu pasto. Sendo um animal irracional,  abriu uma trilha cheia de curvas, subindo e descendo colinas. No dia seguinte , um cão que passava por ali usou essa mesma trilha para atravessar a floresta . Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho; viravam à direita, à esquerda, fazendo quase um ziguezague, reclamando e praguejando até com certa razão...Mas não faziam nada para mudar a trilha.
Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo e , posteriormente ,a avenida principal de uma cidade . E por ela passam diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro centenas de anos atrás.
Nós temos a tendência de seguir como cegos pelas trilhas de bezerros, criadas em nossas mentes, e fazemos muito pouco para mudar.
Ora, as rotinas de trabalho na empresa são como trilhas a serem seguidas.  Se você verificar que o caminho traçado é incoerente, faça algo para mudar e construa uma trilha mais curta e racional .  Todos ganham quando o trabalho é feito com mais agilidade e em menos tempo!"
(autoria: AR)

Não é porque todos podem fazer as mesmas coisas do mesmo jeito e por muito tempo que significa que elas não podem ser mudadas por outras estratégias mais eficazes!
Paradígmas podem ser trasformados!

" Para fracassar na vida, reclame muito: não sobra energia para criar oportunidades!" Augusto Cury